Elementos da narrativa

Padrão

Narrador e foco narrativo

 

É através da visão do narrador que a narrativa nos é transmitida. Basicamente, este pode-se colocar em duas posições ou situações: a de contar a história como personagem, portanto primeira pessoa, ou colocar-se fora da história, em terceira pessoa.

Ação, enredo

Numa narrativa a ação compreende tudo o que acontece na história: os fatos e atos envolvendo os personagens.

As acções de uma narrativa se organizam através do enredo, isto é, de uma sequência de encadeamento que se tecem a partir de duas linhas condutoras:

  • Sequência lógico-casual: as ações seguem-se como decorrência umas das outras;
  • Sequência cronológica ou temporal: os fatos são narrados em ordem linear ou não.

 

Tempo

Numa narrativa, o tempo pode ser entendido de duas formas: “tempo-época” e “tempo-duração”. O primeiro indica o momento histórico dos acontecimentos narrados. O tempo “duração” é o que transcorre do começo ao fim da história narrada (horas, dias, meses, anos etc).

Quanto à organização da ação narrativa, isto é, sequência em que se apresentam os fatos, esta pode ser cronológica linear ou não-linear. Na primeira, os fatos são narrados na ordem de sua ocorrência; na sequência não-linear, há uma interrupção da sucesão linear, através de retrospectiva, flash-back ou prospectiva (antecipação de um fato futuro). Pode-se encontrar também a simultaneidade, em que prevalece a associação livre de ideias: presente, passado e futuro se misturam num mesmo plano como se tudo fosse presente.

Personagens

As personagens são peças-chave dentro da narrativa. É com elas que ocorrem os fatos. Podem ter papel determinante no desenvolvimento do enredo – serão, então, protagonistas (personagens principais) ou podem ser coadjuvantes (personagens secundários). Os antagonistas são os personagens que se opõem ao personagem principal.

Fala das personagens

Para representar o que as personagens dizem o narrador utiliza dois processos: o discurso direto e o discurso indireto. No primeiro, através de marcas como verbos de elocução, dois pontos, travessões ou aspas, o narrador mostra diretamente as falas das personagens; no segundo, é o narrador quem nos consta o que foi dito.

Espaço

As personagens movimentam-se dentro de um certo espaço e este pode muitas vezes auxiliar em sua caracterização, na medida em que permite transmitir determinadas ideias ao leitor com maior intensidade. Às vezes, porém, o espaço assume apenas um caráter decorativo, tornando-se não mais que um cenário, pano de fundo sobre o qual se desenrolam as ações.

About these ads

»

  1. eu gostei desse texto por que ele e informativo para a gente aprender como escrever um texto,a gente descobre como e que nós faz um,narrador,ação,enredo,espaço,tempo,personagens,fala dos personagens .
    espaço foi uns dos que eu gostei mais as personagens movimentam-se dentro de um espaço pode ser proprio e este pode muitas vezez auxiliar em sua caracterização e etc..

  2. Olá professora, eu sou o Quembell moro em Angola (Luanda) e gostaria muito que a senhora, me enviasse por email matéria de lingua portuguesa para o nono ano. ficaria muito grato.

    • Olá Quembell!
      Antes de mais nada quero dizer que estou muito feliz em saber que este blog está contribuindo com leitores de outro continente!
      Um forte abraço aos africanos pois vcs são muito queridos por aqui!!
      Quanto ao conteúdo o que eu tiver lhe enviarei por e-mail, OK??
      Bjks!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s