Dia Mundial da Água.

Padrão

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA

A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.

Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo Homem.

A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas.

Em média, no mínimo, nosso organismo precisa de 4 litros de água por dia. Além disso a água também é usada na preparação de mamadeiras, de comidas e sucos. Por isso temos que garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina.

A água é o principal componente do corpo humano:

A água é a chave para todas as funções orgânicas:

  • Sistema circulatório;
  • Sistema de absorção;
  • Sistema digestivo;
  • Sistema de evacuação;
  • Temperatura do corpo.

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE…

“Todo mundo gosta de se refrescar com um copo de água gelada. Mas se o desperdício continuar como está, vai sobrar muito copo vazio por aí…”

A água é um líquido essencial para todos os seres vivos. Porém, no ritmo em que ela vem sendo usada pelo ser humano, pode acabar faltando.
Se o desperdício prosseguir nessa velocidade, daqui uns 15 anos duas em cada três pessoas no mundo não terão água para beber. Esse é o alerta da Organização das Nações Unidas (ONU).
Mesmo sabendo das consequências do desperdício, muitas pessoas esbanjam água lavando calçadas, tomando banho longos ou regando as plantas em horas erradas.
Nas grandes cidades, cada pessoa chega a consumir 500 litros de água por dia!

Consciência em ação

Para preservar a água do planeta, não é preciso deixar a sujeira reinar. Com mais consciência e pequenas mudanças de comportamento no seu dia-a-dia, é possível diminuir – e muito a qualidade de água que você gasta ao longo do ano.

Então, com as dicas abaixo comece agora e ajude a Terra a continuar sendo um planeta cheio de água.


1. Reutilize o papel
O que isso tem a ver com economizar água?
É simples: para que 1 quilo de papel seja fabricado, são usados 540 litros de água. Ou seja, para fabricar 500 folhas (cerca de 2 quilos), são necessários mais de mil litros de água. Então, use a folha dos dois lados. Assim, você precisará de menos papel e economizará água.

2.Vai uma PET no banheiro?
Você tem uma caixa de descarga no banheiro? Pois saiba que cada vez que você aciona a limpeza, gasta em média 12 litros de água. Uma maneira simples de reduzir esse consumo é colocar uma garrafa PET de 2 litros, cheia de água, dentro da caixa de água. Dessa maneira, você vai economizar 2 litros toda vez que der a descarga.

3. Escove os dentes a seco
Segundo o Instituto Akatu pelo consumo consciente, ao escovar os dentes com a torneira aberta durante dois minutos você gasta em média 13,5 litros de água. Mas se você abrir a torneira apenas quando necessário, vai usar menos de 0,50 litro. Ao longo do ano, você poupará 14 mil litros. Isso equivale a um caminhão-pipa cheio!

4. Acumule a roupa suja
Em vez de ir correndo para a máquina de lavar sempre que uma peça estiver suja, use a lavadora apenas quando tiver roupa o suficiente para enchê-la ao limite.
Dessa maneira, você economiza água e, de quebra, poupa energia elétrica e dinheiro para fim do mês.

5.Reaproveite a água
Capte a água de enxágüe da lavadora de roupas e use-a para lavar o quintal e a calçada. Afinal, ela é praticamente limpa e pode ser reutilizada sem medo algum. Assim, você evita ficar com a mangueira aberta, gastando água tratada para manter esses ambientes limpos. Você pode achar que não gasta muito, mas ao usar a mangueira por 15 minutos você joga 279 litros de água potável dentro do bueiro.

6. Coma menos carne vermelha
Pouca gente sabe, mas a produção de carne vermelha exige uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia, para produzir 1 quilo de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo peso de carne de frango usa apenas 10 litros.

7. Use a água da chuva
Ela pode ter uma utilidade maior do que molhar seu quintal. Use um galão de 100 litros para captar a água que cai – de graça – do céu. Depois, use-a para regar as plantas, lavar o quintal e o carro ou dar banho no seu bichinho. Só não se esqueça de tampar o recipiente, para que ele não vire um foco de mosquitos da dengue.

8. Controle a sua conta de água
Se ela aumentou sem motivo, pode ser uma indicação de que há um vazamento em sua casa. Além disso, fazer esse controle é uma ótima maneira de ver com suas atitudes ajudam a diminuir o desperdício.

9. Elimine os vazamentos
De acordo com o instituto Akatu, um buraco com o tamanho da cabeça de um alfinete em um cano desperdiça até 3,2 mil litros de água por dia. Essa quantidade mataria a sede de uma família de quatro pessoas durante um ano. Em um mês, o desperdício pode chegar a 96 mil litros – o suficiente para suprir a necessidade de água da mesma família por 33 anos.

Fontes de pesquisa:

  • CUNO a 3M Company.
  • Blog Flávia Kitty.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s