Dia Mundial da Saúde

Padrão

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Saúde, criado pela OMS – Organização Mundial da Saúde –  para alertar as pessoas sobre a importância de cuidar bem do corpo e da mente.

Algumas dicas importantes para se manter saudável:

Alimentação adequada

A alimentação está para o corpo humano assim como o combustível está para uma máquina. Proteínas, hidratos de carbono (açúcares), gorduras, vitaminas e sais minerais, que estão contidos nos alimentos que consumimos diariamente, são os nutrientes para nosso corpo.

Hambúrguer com refrigerante e cachorro-quente com fritas podem parecer apetitosos e irresistíveis, mas não são a base da alimentação. O leite e seus derivados, a carne e os ovos são as principais fontes de proteínas. Já as frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas e sais minerais.

Na sua alimentação também não pode faltar água. Ela é fundamental para o equilíbrio do corpo, pois é indispensável ao metabolismo do movimento muscular.

Veja alguns alimentos importantes para a boa saúde e sua contribuição para o organismo:

Vitamina C

Limão, caju, laranja, folhas verdes etc.

Sais Minerais

Tomate, maçã, legumes, folhas etc.

Potássio

Banana, goiaba, maçã, queijo branco, leite etc.

Cálcio

Leite e seus derivados, repolho, alface, feijão etc.

Vitamina A

Cenoura, agrião, abóbora, manga, caqui etc.

Fibras

Hortaliças em geral, legumes, frutas e cereais.

Ferro

Vagem, espinafre, couve, folha de nabo, brócolis.

A falta destes alimentos pode causar problemas à saúde: fraqueza, resfriados, anemia, ossos e dentes fracos, pele feia, entre outros.

Mas atenção! A alimentação deve ser adequada à idade da pessoa e as quantidades dos alimentos não podem ser insuficientes nem excessivas. Ovos, por exemplo, contêm colesterol. Se você ingeri-los em grande quantidade ou com muita freqüência, estará aumentando seu colesterol, uma substância presente no sangue que em excesso pode entupir artérias e provocar problemas de circulação. Gorduras animais também têm o mesmo efeito na corrente sangüínea. Por isso, não se deve abusar de alimentos como creme de leite, manteiga, queijo tipo prato, banha, frituras, entre outros.

Higiene

Cuidando de sua higiene pessoal, você estará cuidando também de sua saúde. São hábitos de higiene:

Lavar as mãos antes das refeições, depois de ir ao sanitário e ao voltar da rua
Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e ao deitar
Manter a casa sempre limpa e varrida
Lavar diariamente os vasos sanitários
Colocar o lixo em sacos plásticos, sempre fechados e em locais adequados
Ir ao dentista e ao médico pelo menos uma vez ao ano
Tomar apenas água filtrada ou fervida

Sono tranquilo e regular

O sono é parte essencial da vida, pois é um período de restauração física que nos protege do desgaste natural das atividades que desempenhamos quando estamos acordados. Não existe um número de horas ideal para se dormir por dia. A quantidade de sono necessária para se sentir alerta durante o dia varia de pessoa para pessoa. Aqui vão alguns conselhos para preservar um bom sono.

Durma apenas o necessário para sentir-se recuperado. Muito tempo na cama interfere na qualidade do sono na noite seguinte.

Tenha horário regular para levantar sete dias por semana.

Não tome bebidas com cafeína à noite. O café, chá preto, chimarrão, chocolate, guaraná e refrigerantes à base de cola (Coca e Pepsi) estimulam o sistema nervoso.

Pare de fumar ou não fume à noite. A nicotina tem efeitos diversos sobre o sistema nervoso e é prejudicial ao sono.

Não tome bebidas alcoólicas à noite. Pode prejudicar a respiração, estimular o ronco e sonhos desagradáveis. Além disso, o álcool cria dependência física e psíquica.

Durma em ambiente escuro, silencioso, bem ventilado e com temperatura agradável.

Não durma com fome.

Não faça refeições pesadas até três horas antes de dormir. Prefira refeições leves à noite.

Numa eventual noite de insônia não se deve permanecer na cama forçando o sono. Procure uma atividade fora da cama e só retorne quando sentir novamente sono.

Prática regular de exercícios


Andar, falar, trabalhar e alimentar-se são atividades que exigem uma condição física normal do indivíduo. Entretanto, a maioria das pessoas sente-se cansada quando faz um exercício mais desgastante, como subir escadas, por exemplo.

Praticar esportes é um hábito saudável, que contribui para que o indivíduo adquira uma boa condição física, estando melhor preparado para atividades que requerem um esforço maior. Mas aí vai um toque: os especialistas recomendam que os esportes sejam praticados regularmente, em três ou mais dias na semana, durante pelo menos 30 minutos seguidos.

Outras vantagens da prática de esportes regular são:

trabalho mais eficiente de coração e pulmões
fortalecimento dos músculos, que se tornam mais resistentes e ágeis
aumento da capacidade vital
prevenção da obesidade e do envelhecimento prematuro
melhor condição psicológica, alegria de viver

A boa condição física dá-nos mais disposição para o lazer, maior resistência contra doenças e maior rendimento nas tarefas diárias. O quadro abaixo, sobre prática de exercícios físicos, apresenta dados interessantes.

Prática de exercícios físicos: Nordeste e Sudeste – 1996/1997Apesar de vivermos num mundo moderno e dinâmico, é comum encontrar pessoas que levam uma vida sedentária, isto é, não praticam exercícios, têm alimentação inadequada e falta de disposição para as atividades físicas simples. O sedentarismo contribui para a obesidade, eleva os níveis de gordura no sangue e a pressão arterial.

Ao praticar exercícios, você estará diminuindo os riscos de doença. Mas lembre-se de que os exercícios devem ser praticados com moderação. É comum, sobretudo entre os jovens e atletas, a vontade de ter um corpo bem modelado e forte. E para isso às vezes eles recorrem ao uso de substâncias denominadas esteróides, que melhoram a força e o desempenho do corpo. Só que os efeitos colaterais são muito graves: agressividade, doenças cardíacas, disfunções sexuais, calvície, diminuição da expectativa de vida, entre outros.

Com obesidade não se brinca

Uma das maneiras de avaliar a saúde da população é através do índice de massa corporal (IMC) das pessoas com 20 anos de idade ou mais.

Para calcular o IMC é preciso dividir o peso (em quilos) pela altura ao quadrado (em metros). De acordo com especialistas, o IMC ideal para um adulto deve ser entre 18,5 e 25. Pessoas com IMC abaixo de 18,5 são consideradas desnutridas. De 25 a 30, está acima do peso ideal e, acima de 30, obesa. Por exemplo, se você pesa 52 quilos e mede 1m69, seu IMC será 18,2.

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 (POF), um total de 40% da população adulta do Brasil apresenta excesso de peso, com IMC igual ou superior a 25. A pesquisa também revelou que o problema se agrava com a idade. No entanto, os homens tendem a ganhar peso de forma mais rápida e as mulheres de forma mais lenta e em um espaço maior de tempo. A faixa etária que vai dos 20 aos 44 anos concentra o maior número de homens com excesso de peso, e as mulheres predominam nas faixas posteriores.

Em termos regionais, o total de homens com excesso de peso é maior nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do que no Norte e Nordeste. E ainda, o problema afeta mais os homens das áreas urbanas do que das rurais.

Entre mulheres, o excesso de peso difere menos entre as regiões, exceto no Nordeste. Ao contrário dos homens, há mais mulheres com esse problema nas áreas rurais do que nas urbanas.

Outra informação importante é em relação às pessoas obesas, problema caracterizado por IMC igual ou superior a 30. Assim, segundo a pesquisa, a obesidade afeta 8,9% dos homens adultos e 13,1% das mulheres adultas do País. E mais: os obesos representam cerca de 20% do total de homens e um terço do total de mulheres com excesso de peso.

Jovens mães

Quando uma adolescente engravida, geralmente ela se vê numa situação não planejada e até mesmo indesejada. Na maioria das vezes a gravidez na adolescência ocorre entre a primeira e a quinta relação sexual. E quando a jovem tem menos de 16 anos, por sua imaturidade física, funcional e emocional, crescem os riscos de complicações como o aborto espontâneo, parto prematuro, maior incidência de cesárea, ruptura dos tecidos da genitália durante o parto, dificuldades na amamentação e depressão. Por tudo isso, a maternidade antes dos 16 anos é desaconselhável.

O jovem casal deve ter em mente que um filho inesperado pode significar ter que rever seus projetos de vida, interromper os estudos ou cancelando planos futuros de vida profissional. Uma criança exige atenção, amor, dedicação, além dos cuidados físicos. Durante muito tempo ela será totalmente dependente dos pais, que deverão educá-la e contribuir para a formação de seu caráter.

Nas duas últimas décadas, a incidência de casos tem aumentado significativamente ao mesmo tempo que tem diminuído a média de idade das adolescentes grávidas.

Fique atento aos itens abaixo, pois eles são as causas mais freqüentes da gravidez na adolescência:

1. Desconhecimento dos métodos para evitar a gravidez

Ainda hoje encontram-se rapazes e moças totalmente desinformados em relação aos conhecimentos elementares sobre o funcionamento do corpo humano e aos métodos para evitar a gravidez.

2. Método conhecido, mas não praticado

Um grande número de adolescentes não usa nenhum método anticoncepcional, apesar de conhecer alguns deles.

3. Uso de método anticoncepcional de baixa eficiência

A falta de informação correta faz com que os adolescentes usem métodos de elevada taxa de falha como a tabelinha e o coito interrompido que não exigem consulta médica.

4. Uso incorreto ou falha no uso de um método

Se a jovem se esquecer de tomar a pílula ou se a camisinha se romper por uso incorreto o risco de gravidez é grande.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abril/dia-mundial-da-saude.php

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